Araguatins recebe o mutirão para emissão de carteira de trabalho

Araguatins recebe o mutirão para emissão de carteira de trabalho

Chegou a vez de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, receber a ação intersetorial da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), que leva à população serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), orientação sobre Bolsa Família, Cartão do Idoso e Cadastro Único, além de cursos de geração de renda do Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto). A força-tarefa ocorrerá nos dia 30 e 31 de agosto na unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine/TO) e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Araguatins, das 8 às 18 horas.

Na unidade do Sine, a população poderá realizar a emissão da CTPS mediante um balcão exclusivo para este atendimento. O documento deve ser entregue em até sete dias, o que é um grande benefício à população de Araguatins, destaca a gerente do Sine, Kamilla Oliveira. "Fizemos mobilização na rádio local e na de Tocantinópolis, além de jornais e prefeituras. A previsão é que consigamos atender o povo de Araguatins e de outras cidades do extremo norte do Tocantins, onde este serviço não é ofertado normalmente”, frisou.

Quem for ao Cras da cidade, além de poder realizar também a emissão da carteira de trabalho, poderá participar do curso de Chita Chik ou arte em retalhos do Projeto Aafeto. É no Cras também que a equipe intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF), formada por servidores da Setas e Secretarias de Educação e Saúde, orientará técnicos do Programa e realizará cadastro para o Cartão do Idoso e o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Mutirão

O Mutirão de emissão de CTPS é resultado da soma de forças entre Sine e Ministério do Trabalho de Palmas e teve início em julho deste ano. Araguatins é o último município com posto do Sine a receber a ação que já passou por Palmas, Porto Nacional, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Guaraí e Araguaína, emitindo cerca de 2 mil carteiras no Estado.

Ações descentralizadas

As equipes da Setas, Educação e Saúde iniciaram em dia 15 de agosto, a Ação Intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF) que tem como objetivo orientar técnicos que atuam no monitoramento da execução do PBF, Cartão do Idoso e Cadastro Único. Concomitantemente a essa programação, as famílias beneficiárias do PBF poderão participar dos cursos ofertados pelo Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto) e realizar emissão de carteira de trabalho do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Locais:

Sine: Rua Siqueira Campos, nº 887, Centro
Fone: 3474-3003 / 1100

Cras: Rua Siqueira Campos s/nº, Bairro Nova Araguatins

Fonte: Secom/TO

Rádios online