É Hoje – Abertura das Olimpíadas Rio 2016

É Hoje – Abertura das Olimpíadas Rio 2016

Demorou, mas chegou o grande dia da abertura dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro. O horário previsto para início da atração é às 19:15 (hora de Brasília) com show de abertura; mas a cerimônia (mais aguardada) acontecerá depois, já com início previsto para às 20h e deve durar até às 23h.

A cerimônia ocorrerá no lendário Estádio do Maracanã e será transmitido ao vivo para mais de 3 bilhões de pessoas no mundo inteiro.

A grande dúvida é quem será o eleito(a) para acender a Pira Olímpica; o nome mais provável é o de Pelé; o atleta do século. Os artistas brasileiros confirmados na abertura são: Anitta, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Elza Soares, Ludmilla, Gilberto Gil, Diogo Nogueira, Karol Conka, Wilson das Neves, Zeca Pagodinho, Marcelo D2 e Wesley Safadão. Além desses, também são aguardadas as presenças de famosos como Gisele Bündchen que fará um desfile numa passarela, que na verdade será criada virtualmente a partir de uma projeção do calçadão de Copacabana.

Os responsáveis pelo evento, principalmente na parte criativa também são nomes de destaque internacional como Andrucha Waddington, Abel Gomes, Daniela Thomas e Fernando Meirelles. O tema da abertura será a história do Brasil e como se deu a construção da identidade do povo brasileiro, destacando a migração e a miscigenação. “A cerimônia é uma imensa gambiarra”, comentou Mario Andrada, diretor de comunicação do Rio-2016, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira. Mas ressalvou: “Há uma grande diferença entre gambiarra e jeitinho”. Melhor explicando: ao invés de improviso, a equipe criativa – formada pelos cineastas Fernando Meirelles e Andrucha Waddington, a diretora e cenógrafa Daniela Thomas e a coreógrafa Deborah Colker – precisou encontrar soluções que compensassem o enxugamento do orçamento.

Rádios online