ENEM – Atenção aos detalhes no dia da Prova

ENEM – Atenção aos detalhes no dia da Prova

Os participantes do ENEM deve estar atentos ao horário de início da prova e detalhes como o que pode e o que não pode portar na hora da prova.

No próximo mês de novembro será realizado em todo o país o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); após meses de estudos, o estudante tem que ficar atento a detalhes que podem significar o sucesso ou sua derrota na prova, inclusive há situações que podem desclassificar o candidato antes mesmo de tocar na prova, como por exemplo ir de óculos escuros ou relógio no dia do prova e não tirar os acessórios ao adentrar na sala de aula.

O candidato deve ter uma boa noite de sono anterior à prova. No dia, o candidato deve chegar com antecedência ao seu local de realização das provas; lembre-se que os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo sempre o horário de Brasília. Nos Estados que não estão seguindo o horário de verão, os portões serão abertos às 11 da manha e fechados ao meio dia. O ideal é que o candidato chegue cedo ao local da prova e assim garanta com tranquilidade sua entrada, o que com certeza contará pontos para uma cabeça tranquila na hora de resolver as questões. Também lembre que o Cartão de Confirmação de Inscrição deve ser impresso e apresentado no dia do Enem.

O candidato não pode esquecer do documento de identificação com foto. No dia da prova, somente serão aceitos documentos originais e com foto, como cédulas de identidade, identificação de conselhos de classes, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira de habilitação. Outros documentos ou cópias, mesmo que autenticadas, serão rejeitadas. Em caso de perda, furto ou extravio do documento de identificação, o Boletim de Ocorrência pode ser apresentado.

A caneta preta de material transparente é a única permitida. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira não são aceitos no dia da prova. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e teste todas elas antes da prova.

Identidade, Cartão de Confirmação e caneta preta é tudo o que você precisa. Evite levar materiais além dos obrigatórios. Se ainda assim o estudante se apresentar portando celular ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos e objetos não permitidos, eles deverão ser desligados e guardados na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, que deverá ser mantida embaixo da carteira lacrada. Caso contrário, ele corre risco de ser desclassificado.

Confira se seus dados estão corretos e se o Caderno de Questões está completo. Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu Caderno de Questões ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais do candidato também devem ser confirmados no Caderno de Questões, Cartão-Resposta, Folha de Redação e Lista de Presença. Qualquer erro deve ser informado ao aplicador, imediatamente.

Preencha a cor, transcreva a frase e registre sua assinatura. Todos os participantes devem, obrigatoriamente, marcar a cor do Caderno de Questões, bem como transcrever a frase apresentada em sua capa no Cartão-Resposta. Muita atenção neste momento, pois se você marcar a cor errada, todo o resultado será alterado. Além disso, o estudante não pode se esquecer de assinar o Cartão-Resposta, Folha de Redação e Rascunho e Lista de Presença.

Permaneça na prova por duas horas e saia 30 minutos antes de seu fim, se quiser o Caderno de Questões. Obrigatoriamente, todos os candidatos devem permanecer nos seus respectivos locais de provas por, no mínimo, duas horas. Após este período, os interessados podem se ausentar definitivamente da sala de aula, contudo, sem o Caderno de Questões. Os interessados em levar o documento para casa só poderão se ausentar após às 17h, no primeiro dia, e às 18h, no segundo. 

 

Rádios online