ESTREITO-MA: CÂMARA MUNICIPAL PROPÕE PROJETO PARA CRIAÇÃO DO “DIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE”

ESTREITO-MA: CÂMARA MUNICIPAL PROPÕE PROJETO PARA CRIAÇÃO DO “DIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE”

12 de Agosto é uma data Internacional

A sessão da Câmara Municipal de Estreito, realizada nesta última segunda-feira (10) foi especial; contou com a presença de dezenas de estudantes de várias escolas do município que lotaram o Auditório da Câmara Municipal.

Na oportunidade, foi apresentado o Projeto de Lei nº 05/2017, de autoria dos vereadores Pedro Pacheco e Diney Noleto, assinado por todos os demais vereadores. O projeto prevê a criação do “Dia Municipal da Juventude”, celebrado no dia 12 de Agosto. Esta data foi escolhida pois é a data que se comemora o dia Internacional da Juventude, instituída pela Assembleia Geral da ONU em 1999.

Em 2002 a data começou a fazer parte do calendário brasileiro através do Decreto 10.515 e tem como objetivo dar visibilidade aos problemas enfrentados pelos jovens; entre eles a educação de baixa qualidade, más condições de vida e desrespeito aos direitos do cidadão, entre outros.

No município de Estreito, caso a Lei seja aprovada, a população jovem contará com um dia para expor seus anseios para toda a comunidade, um oportunidade de se tornar referência para comunidade.

O presidente da Câmara Municipal de Estreito, Tavanes Firmo, afirmou enfatizou a presença maciça dos jovens na Câmara Municipal; segundo ele, não só os jovens mas a população em geral precisa participar mais das Sessões da Câmara, assim como da vida pública como um todo no município. “Fico feliz em ver nosso auditório lotado por jovens que vem reivindicar um direito. Peço que dias como hoje se tornem rotina na vida da população estreitense, pois é necessário um maior envolvimento do povo nas atividades políticas de nossa cidade. O povo presente na Câmara pode fiscalizar, reclamar ou parabenizar diretamente com os vereadores. Vejo que muitos populares reclama, mas não participam, não comparecem às reuniões; a presença do povo em nossas sessões é fundamental”, afirmou o vereador.

O projeto seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça, presidida pela Vereadora Sabrina. Sessão também contou com a presença do Major Luna, que participou de uma reunião com os vereadores para tratar da segurança pública no município de Estreito.

Rádios online