Governo do Tocantins orienta municípios sobre gestão de Política de Assistência Social

Governo do Tocantins orienta municípios sobre gestão de Política de Assistência Social

Visando prestar apoio técnico aos gestores municipais de assistência social, a Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas) está realizando visita a 40 municípios tocantinenses para orientação quanto à gestão da Política de Assistência Social. A partir desta segunda-feira, 7, o trabalho será realizado nos municípios de Brejinho de Nazaré, Crixás, Divinópolis e Oliveira de Fátima.

Os 40 municípios foram definidos a partir do levantamento realizado pela vigilância socioassistencial da Setas, que detectou dificuldade para utilização de recursos e inconsistências nas informações que alimentam os diversos aplicativos obrigatórios nessas cidades. Antes de cada viagem de monitoramento, a equipe se reúne para realizar um planejamento e reforçar a metodologia a ser aplicada nas visitas.

A gestora da Setas, Patricia do Amaral, destaca o fortalecimento do vínculo entre as equipes técnicas do Estado e dos municípios. “Essa ação coloca o Estado próximo dos municípios e proporciona o conhecimento da realidade local, suas dificuldades e também potencialidades”, frisou.

Já a gerente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Gildeth Evangelista, ressalta os bons resultados das ações. “Nosso objetivo é orientar o trabalho desses municípios, desde a utilização dos sistemas da rede até o bom uso dos recursos disponíveis. E além de uma conversa, queremos resolver os problemas detectados”, explicou.

Visitas

As visitas iniciaram em setembro deste ano e já passaram por 25 cidades tocantinenses. A previsão é que os 40 municípios sejam visitados até o final de novembro. A ação é realizada em conjunto com as gerências de Programas de Gestão do SUAS, Proteção Social Básica, Proteção social Especial e Cadastro Único.

SECOM/TO

Rádios online