Governo vistoria equipamentos de saúde no interior do estado

Governo vistoria equipamentos de saúde no interior do estado

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue com a agenda de vistorias das unidades de saúde pelo interior do estado. Nesta terça-feira (21), as cidades de Governador Nunes Freire, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá foram contempladas com a visita. A atividade é fruto do diálogo iniciado com os gestores municipais em dezembro de 2016.

A aproximação entre gestão estadual e os municípios deve assegurar qualidade e amplo acesso ao serviço público de saúde. “A nossa missão é concluir as obras nas unidades de saúde no estado para garantir a assistência médica e, além disso, por meio das parcerias com as prefeituras, assegurar investimentos para que os municípios tenham condições de oferecer, com qualidade, amplo atendimento também na atenção básica”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Em Governador Nunes Freire, a vistoria ocorreu no Centro de Saúde e no Hospital Probem, unidade com 45 leitos para atendimento de emergência e partos, que atende pacientes dos municípios de Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Candido Mendes, Carutapera, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá.

A expectativa da gestão municipal é garantir investimentos para compra de equipamentos e melhoria na estrutura das unidades. “Mantemos uma estrutura possível para atender os nossos pacientes nestas unidades, mas ainda não é o adequado. A vinda do secretário na nossa cidade prova que, além do diálogo, o Governo do Estado está disposto a nos ajudar a garantir esse serviço com qualidade”, relatou a secretária de Saúde de Governador Nunes Freire, Cristina Oeiras.

Em Santa Luzia do Paruá, a vistoria contemplou as obras do Hospital Geral e da Unidade Básica de Saúde. “O nosso objetivo é o pleno funcionamento do Hospital que teria 73 leitos disponíveis, sendo 10 de UTI. Essa obra será retomada para atender toda essa região, evitando o deslocamento para tratamento de alta complexidade na cidade de Pinheiro”, informou Carlos Lula.

Atualmente, Santa Luzia dispõe de uma unidade para atendimento ambulatorial, os casos de média complexidade são encaminhados para Governador Nunes Freire. “Hoje, nós pedimos ajuda de outros municípios para atender o nosso povo. Mas se o Governo vem até nós hoje, vê a nossa situação e se sensibiliza, eu só tenho que ter esperança. Eu vejo a porta do diálogo aberta e uma gestão preocupada em resolver o problema das pequenas cidades, não apenas nas macrorregiões do nosso estado”, relatou o secretário municipal de Saúde de Santa Luzia, Gean César.

Durante a agenda, as unidades de 20 leitos dos municípios de Presidente Médici, em obras, e Maracaçumé também foram alvo da vistoria.

Participaram da visita às unidades de saúde, o deputado estadual Rogerio Cafeteira; o prefeito de Santa Luzia do Paruá, Plácido Holanda; o vice-prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar da Serraria; o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Pereira; o juiz Aurimar Sobrinho; a promotora de justiça, Laura Barbosa; o secretário de Saúde de Presidente Médici, Gil Loyon.

SECOM/MA

Rádios online