Maranhão ganha reforço nas ações de prevenção ao Câncer no estado

Maranhão ganha reforço nas ações de prevenção ao Câncer no estado

Com a carreta itinerante para realização de consultas e exames para detecção do câncer de mama, colo de útero e de boca, o Maranhão ganha reforço nas ações de combate à doença no estado. A unidade móvel é fruto da parceria entre o Governo do Maranhão, o Hospital de Câncer de Barretos, a Vale, a Fundação Vale e a Fundação Pio XII. Com capacidade para atender cerca de 500 pessoas por dia e realizar mais de 400 exames, a carreta será entregue nesta sexta-feira (15), em solenidade realizada no Palácio dos Leões.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que a prevenção é o melhor meio de combater a doença. “Estamos desempenhando uma série de ações para detectar a doença o mais cedo possível para, com o tratamento adequado, aumentar as chances de cura dos pacientes. A carreta vem somar esforços e intensificar nossas atividades para que possamos alcançar o maior número de pessoas”, ressalta.

A carreta dispõe de mamógrafo, sala para atendimento odontológico, sala de coleta de sangue, ultrassonografia e laboratório químico. Na unidade móvel, profissionais de saúde realizarão triagem para avaliar, entre outros critérios, históricos de câncer na família. As mulheres terão a oportunidade de realizar exames preventivos com laudo assinado por um profissional do Hospital de Barretos, referência no tratamento de câncer no país.

  O equipamento foi construído pela Unidade de Customização de Carretas de Diagnóstico Precoce do Câncer do Hospital de Barretos e será destinada através de um comodato para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Isso foi possível, através de uma parceria do Hospital de Barretos e Fundação Pio XII, com a Fundação Vale e a Vale. Por meio da parceria, a Vale e sua fundação pretendem ajudar o Estado a ampliar o processo de diagnóstico precoce de câncer de mama, boca e colo do útero.

Para Zenaldo Oliveira, diretor de Operações Logística Norte da Vale a parceria objetiva fortalecer o cuidado com a saúde das famílias, apoiando a implementação de ações preventivas e fortalecendo a atuação das unidades básicas de saúde. “Estamos entregando um importante equipamento que vai fortalecer a rede de atenção à oncologia em todo o Maranhão. Acreditamos que, através desse investimento na área de saúde, estamos contribuindo para o desenvolvimento do estado, que é um do compromisso da Vale em todos os territórios onde atua”.

A parceria contempla três eixos: capacitação de 16 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em Barretos para atuar na unidade móvel; entrega da unidade móvel; e apoio do Hospital de Barretos ao Governo na avaliação de 15 mil laudos. A concepção do projeto da unidade móvel foi definida pelo Hospital de Barretos juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Fonte: Secom/MA

Rádios online