Mudanças no secretariado para o 2º mandato em Estreito-MA

Mudanças no secretariado para o 2º mandato em Estreito-MA

As especulações já tomam conta do imaginário dos estreitenses

O prefeito reeleito de Estreito, Cícero Neco (PMDB), segundo o que vem sendo especulado, fará mudanças no secretariado para a gestão de seu segundo mandato a partir de 1º de janeiro de 2017.

Segundo fontes próximas ao primeiro escalão do executivo municipal, Cícero escolherá nomes técnicos para a nova gestão. Segundo informações ele admite alterações, mas ressaltou que não serão mudanças radicais, ou seja, não acontecerão mudanças muito radicais; mesmo assim, haverão algumas alterações, não há dúvida que será um novo secretariado.

Após a campanha eleitoral, Cícero não tirou folga, logos após confirmado ser o prefeito reeleito, voltou a trabalhar e viajar buscando benefícios para o município e a conversar com os aliados para definir a nova equipe do primeiro e segundo escalão do governo.

Segundo aliados, a administração continuará a fazer uma gestão técnica, mas a composição do novo secretariado será feita só a partir do novo mandato.

Questionado, Cícero confirmou que haverá mudanças, mas não quis citar os nomes que estão sendo analisados ou se já houve mudanças. Cícero nem mesmo deu dicas de quais secretarias passarão por mudanças.

Mas, segundo informações já há uma corrente muito forte em algumas áreas, principalmente na Educação. Hoje comandada pela secretária Joziléia Fontinelle, a Educação deve ser unir à secretaria de cultura, comandada por Roberto Carlos. Com isso, a Secretaria formaria uma única superpasta; mas quem seria o nome a comandar tanto poder?

      

Vários nomes são especulados, o principal e mais recente é o do próprio Roberto Carlos. A informação vem circulando na cidade em meios importantes, mas não agrada a todos, uns criticam e outros apoiam. Algumas pessoas da classe dos educadores afirmam que pode ser benéfico, segundo eles Roberto Carlos é um bom negociante e já ajudou a classe em tempos pretéritos.

Outro nome que também é especulado para a função é o da ex-vereadora e professora Reginalva. Experiente, conhecedora das dificuldades da educação e mulher que briga, é um bom nome e apoiado por grande parte da classe. Reginalva perguntada a respeito não disse que sim, mas também não disse que não.

O vereador reeleito Professor Helder Cirqueira também tem o nome comentado para assumir a superpasta; mas, será que o vereador deixaria o cargo de vereador para assumir a complexa Educação Municipal? Para muitos ele não pensaria duas vezes e aceitaria de bom grado. Helder é nascido das chamas da classe de aula e por isso também agrada a representantes da classe dos professores.

Mas, mesmo com esses bons nomes, fica a dúvida: Será que Cícero vai fazer mudanças na educação? Para muitos em time que está ganhando não se mexe. Joziléia não é uma política, mas desenvolve um trabalho técnico elogiado; valeria a pena fazer mudança e apostar em outro nome?

Saúde

Outra pasta que sofre forte especulação é a da saúde. Hoje comandada pela elogiada Sirlen Campos; muitos acreditam que é certa a mudança de comando e a dupla que fez sucesso nas paradas das conquistas em prol dos estreitenses deve seguir rumos diferentes.

Algumas pessoas afirmam que Sirlen já declarou que quer continuar o trabalho desenvolvido e que não tem intenções de deixar o cargo, a não ser que o prefeito decida de fato escolher outro nome. Para outros, apesar de querer continuar, Sirlen teria outras prioridades, principalmente por conta de questões familiares e assim pode abrir espaço para outro nome; mas quem?

Um dos nomes que são comentados para a pasta é o do ex-secretário de Administração e Finanças do município, Dr. Cassio Batista. Dr. Cassio deixou a secretaria de Administração e Finanças para se dedicar ao trabalho da vitoriosa campanha da reeleição de Cícero. Para muitos, inclusive Cícero, a participação de Cassio é fundamental na administração municipal, mas onde ele vai ficar em 2017? Volta para a antiga função ou assume uma nova? De qualquer forma, Cassio deve voltar.

Outro nome que é comentado é o da vereadora Mariana Eriberto; advinda do meio da saúde, Mariana tem boa aceitação no meio dos funcionários, mas é outro nome que teria que escolher entre largar o certo pelo duvidoso.

Uma aposta dos analistas políticos estreitenses é o do jovem Médico, Dr. Dheroldy Morais, isso mesmo, o filho do patrão é um fortíssimo nome e com excelente aceitação por parte da classe da saúde e principalmente, dos populares de Estreito. Dheroldy é cotado para a disputa 2018 e é mais que aprovado pelo povo de Estreito que sonha em ter um deputado, portanto, seria importante dar experiência política ao jovem e competente médico e ao mesmo tempo deixa-lo mostrar do que é capaz.

Ainda há a coordenadora da Atenção Básica de Estreito, a Enfermeira Rossana Passos que também vem tendo seu nome comentado para a pasta da Saúde. Rossana vem desempenhado um ótimo trabalho, ganhou moral com a Secretária Sirlen e com o Prefeito Cícero, e por isso tem tido seu nome comentado.

Agricultura

A secretaria de Agricultura é outra pasta que pode sofrer mudanças. Hoje quem toma a frente é o ex-prefeito Claro de Moura; mas muitos estão apostando em uma nova formação do time. Um nome que vem ganhando força é o do jovem vereador Júnior Rezende, que não conseguiu a reeleição. Formado em Medicina Veterinária, Júnior vem sendo estudado e se encaixaria bem na pasta.

As secretarias de Esporte e Lazer e Meio Ambiente não devem sofrer alterações. Neto da Sotel na secretaria de Esportes e sua equipe são bastante elogiados pelo trabalho realizado e devem ser mantidos. Mesmo caso de Bruno Ramoelc, secretário de Meio Ambiente que também tem  trabalho reconhecido e deverá permanecer onde está.

 

Para a administração 2017/2020 devem ser criadas as secretarias de Planejamento, Turismo, Industria e Comércio, Articulação Política e Fazenda. Para essas pastas ainda não há nomes sendo discutidos.

Você morador de Estreito; o que acha dos nomes citados? Quem você acha que seria um bom secretário e em que pasta?

Rádios online