Pesquisa aponta Tocantinópolis em 1º lugar em ranking de bem-estar urbano

Pesquisa aponta Tocantinópolis em 1º lugar em ranking de bem-estar urbano

De acordo com levantamento inédito realizado pelo Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dentre as cidades da região do Bico do Papagaio, Tocantinópolis aparece em primeiro lugar no Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) entre as cidades biquenses. A pesquisa mediu o bem-estar nos 5.565 municípios do país.

Figurando como a segunda da região e a nona maior cidade do Tocantins, a pesquisa revela que das 26 cidades do Bico do Papagaio, Tocantinópolis, ocupa o primeiro lugar, com índice de 0,760 segundo o IBEU. No cenário nacional, conquistou o 3255º lugar entre todas as cidades do Brasil. Nazaré vem em segundo com índice 0,759, no país ficando na 3298º. Axixá do Tocantins é a terceira da região com nota 0,758.

O estudo IBEU Municipal avaliou cinco indicadores de qualidade: mobilidade urbana, como o tempo de deslocamento de casa para o trabalho; condições ambientais (arborização, esgoto a céu aberto, lixo acumulado); condições habitacionais (número de pessoas por domicílio e de dormitórios); serviços coletivos urbanos (atendimento adequado de água, esgoto, energia e coleta de lixo); e infraestrutura.

A dimensão que apresenta a pior situação de bem-estar, nacionalmente, é a infraestrutura das cidades: 91,5% dos municípios estão em níveis ruins e muito ruins. Para avaliar a infraestrutura, o Observatório considerou sete indicadores: iluminação pública, pavimentação, calçada, meio-fio/guia, bueiro ou boca de lobo, rampa para cadeirantes e logradouros.

Os resultados comprovam que o Governo Municipal, Fabion Gomes (PR), vem desenvolvendo um trabalho abrangente em todas as áreas consoantes a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população. “Esse resultado nos motiva muito, pois comprovam o trabalho árduo realizado durante esses dois mandatos frente à Prefeitura deste município. Até o final do nosso governo, estaremos pautados para que a cidade de Tocantinópolis tenha todos os serviços prestados de forma ampla, beneficiando todos os munícipes”, comentou o prefeito Fabion.

 

Fonte: Ascom Prefeitura Tocantinópolis

 

Rádios online