Prefeito de Estreito-Ma participa de encontro com Deputados e CESTE

Prefeito de Estreito-Ma participa de encontro com Deputados e CESTE

Vereadores de Estreito também compareceram

O prefeito de Estreito, Cícero Neco participou de um encontro realizado nas dependências do CESTE (Consórcio Estreito Energia), consórcio responsável pela Hidrelétrica de Estreito. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (10).

Também participaram da reunião os deputados estaduais Adriano Sarney, Marco Aurelio e Valéria Macedo, que juntos a Antônio Pereira e Léo Cunha, que não estiveram presentes, formam Comissão Especial Parlamentar. O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho e o Promotor de Meio Ambiente, Dr. Jadilson Cirqueira também estiveram presentes ao evento.

O Ceste foi representado por seu diretor João Rezeck e demais integrantes e equipe técnica. Também estiveram presentes os vereadores de Estreito Domingos da Sucam, Diney Noleto, Mariana, Tavanes, Julineide, Delfina, Júnior Resente e Helder Cirqueira; além dos vereadores eleitos Joacy Espindola e Manoelzinho do Didico. Também compareceram representantes de segmentos ligados ao meio ambiente e membros da sociedade civil organizada, sindicatos e associações.

A reunião e visita às instalações da Hidrelétrica serviu para avaliar os níveis de vazão de água do empreendimento, além de estudar medidas colaborativas que possam amenizar os impactos da estiagem no Rio Tocantins e toda a Região.

João Rezeck e equipe do Ceste fizeram uma ampla explanação técnica a respeito da seca do rio Tocantins que vem atingindo vários municípios como Porto Franco-Ma e Tocantinópolis-TO, onde o volume de água baixou a quantidade alarmante. Após as apresentações do Ceste foi aberto espaço para perguntas e maiores informações.

João Rezeck também falou do funcionamento da Barragem, sua tecnologia, suas obrigações jurídicas e programas sociais; Mitigação e compensação de impactos negativos; Preservação ambiental e Programa de Gestão Ambiental.

O Deputado Marco Aurélio afirmou que o encontro é de grande relevância, pois busca das mais informações e esclarecimentos do que de fato vem acontecendo. “Nós nos preocupamos; o rio Tocantins não pode morrer e por isso procuramos o Consórcio Estreito Energia que é responsável pela Hidrelétrica para que nos apresentem explicações e estudos; para que possamos conhecer de perto os problemas e saber como resolver o mais rápido possível”, afirmou o parlamentar.

O deputado Adriano Sarney também destacou a importância do encontro e afirmou que sabe que a seca não é culpa exclusiva da Hidrelétrica, mas que juntos, a Comissão Parlamentar vai buscar informações técnicas mais profundas juntos ao Ceste e Ministério do Meio Ambiente.

A deputada Valéria Macedo afirmou saber que a culpa da baixa do rio Tocantins não é somente do Ceste, mas que atitudes precisam ser tomadas, desde a maior fiscalização e investimentos em programas de recuperação de matas e nascentes.

O secretário Marcelo Coelho afirmou que o governo do Estado está presente e preparado para atuar em conjunto. “Estamos presentes e unidos no sentido de ajudar a combater essa seca que ataca o rio Tocantins”.

O prefeito Cícero agradeceu a presença de todos; falou da importância do evento e da participação da prefeitura de Estreito em ações que minimizem os impactos da seca que prejudica a população dos municípios circunvizinhos. “O município de Estreito tem buscado atuar de forma firme na preservação do nosso meio Ambiente; sabemos da importância de combater o desmatamento e preservar as nascentes. Estamos buscando fortalecer esse trabalho, mas é uma tarefa muito difícil; é necessário a união de várias frentes como governo federal, governo do Estado, municípios e iniciativa privada e principalmente, a conscientização da população para que o Meio Ambiente seja preservado”, afirmou o prefeito Cícero Neco.

Rádios online