TOCANTINÓPOLIS-TO: Secretaria Municipal de Educação e Cultura faz análise dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização

TOCANTINÓPOLIS-TO: Secretaria Municipal de Educação e Cultura faz análise dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tocantinópolis realizou nesta terça-feira (7), na Escola Municipal Antônio Farias, análise dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). O exame, é uma das principais iniciativas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que visa aferir os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa e em matemática e também as condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas.

Durante o encontro, além de apresentar sistematicamente sequências didáticas com objetivo de ampliar o ensino aprendizagem no âmbito das disciplinas de português e matemática, os professores também perpetraram discussões anuentes aos resultados da ANA, os quais foram utilizados pela Educação para produzir orientações/sugestões visando desenvolver ações que atuem sobretudo, nas dificuldades de aprendizagem dos educandos.

De acordo com a Secretaria, conforme os resultados obtidos, tendo em vista que o Estado do Tocantins tem apresentado resultados satisfatórios, as provas aplicadas nas Escolas Municipais Antônio Farias, Walfredo Campos Maia e Alto da Boa Vista II, consistem numa estimativa censitária direcionada para alunos do Ensino Fundamental onde aferiu-se o índice de aprendizagem de cada estudante.

A ação integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o qual é um compromisso formal assumido desde 2013 pelos governos Federal, dos Estados e dos Municípios, a fim de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oitos anos de idade.

“As ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores”, explicou a orientadora, Zilma Ferreira.

Para o Governo Federal a matriz de referência para o acompanhamento do programa é a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), a qual consiste numa avaliação de larga escala aplicada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

“Analisando os dados de 2013 e 2014 verifica-se que o Estado do Tocantins tem apresentado dados satisfatórios em relação ao que a ANA se propõe a avaliar. Na escala de proficiência em leitura (prova objetiva), escrita (prova discursiva) e matemática (prova objetiva), os índices tem se afastado das escalas mais baixas, evidenciando que nossos alunos estão sendo alfabetizados e letrados dentro da perspectiva que o programa propõe a trabalhar”, destacou Zilma.

A secretária de Educação e Cultura, Cristiane de Oliveira Rosa destaca a importância de o município debater e propor novas ideias a partir das discussões do PNAIC. “As formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa consistem num aprendizado mútuo entre os educadores das unidades escolares, e atrelada aos exames realizados pela a ANA incidem numa fundamental importância, pois ligada às discussões, os docentes poderão desmitificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos e consequentemente efetivar melhor qualidade no ensino público municipal”, ressaltou.

Ascom Prefeitura

Rádios online