TOCANTINS: Educação participa de discussão sobre certificação de ensino para jovens e adultos

TOCANTINS: Educação participa de discussão sobre certificação de ensino para jovens e adultos

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, participou nesta sexta-feira, 28, em Brasília, de uma reunião promovida pelo Ministério da Educação (MEC), para discutir a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A reunião contou com representantes de todos os estados da Federação. De acordo com o MEC, o Encceja é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

Na ocasião, o Ministério apresentou aos participantes uma proposta de acordo de cooperação mútua entre o MEC, estados e municípios para a realização do Encceja em 2017, com o diferencial de que agora o Encceja certificaria o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, uma vez que, já foi divulgado que o Enem não vai mais certificar a conclusão do Ensino Médio.

A professora Wanessa Zavarese Sechim lembrou a necessidade da retomada do exame. “Nós entendemos que é muito importante a retomada desse exame, uma vez que nós ainda temos diversas pessoas que não conseguiram estudar na idade certa e não concluíram os estudos. Só no Tocantins temos 16,5 mil pessoas na faixa etária da Eja que não concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio”, pontuou.

A gestora afirmou que agora é necessário que os estados avaliem efetivamente a proposta de cooperação para prosseguirem com a retomada do exame. “Defendemos a iniciativa do Ministério da Educação, porém vamos avaliar quanto isso irá custar aos estados. Iniciamos aqui uma discussão que deve continuar no Fórum dos Secretários Estaduais de Educação, que está previsto para ser realizado em São Paulo no mês de maio”, concluiu.

Wanessa Zavarese lembrou ainda que o último exame foi realizado há 3 anos, ainda em 2014.

Rádios online