Tocantins qualifica quase dois mil trabalhadores no primeiro Semestre

Tocantins qualifica quase dois mil trabalhadores no primeiro Semestre

  Investir na qualificação profissional dos trabalhadores, como forma de possibilitar o acesso ao mercado de trabalho e melhores condições de vida às famílias. Esse é um dos principais objetivos do governo do Estado por meio do Programa de Orientação Profissional e de Carreira (POPC) do Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão gerido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas).

Com a execução de projetos como o POPC, Jeito de Mulher e outros cursos e palestras gratuitos, voltados à qualificação profissional, o Sine/TO propiciou a capacitação para mais de duas mil pessoas durante o primeiro semestre de 2016. Foram 1.139 cursos e 772 palestras ofertados pelo Sistema em vários municípios do Estado.

 Para a secretária do Trabalho e Assistência Social, Patricia Amaral, a qualificação é um dos grandes investimentos governamental, por propiciar a inserção e o aprimoramento de profissionais no mercado de trabalho. “Os cursos de qualificação do Sine/TO são uma grande porta de entrada para quem busca uma oportunidade de emprego e crescimento profissional. Investir na capacitação das pessoas é, com certeza, propiciar ganhos sociais à população e, acima de tudo, a garantia de melhoria de vida das famílias tocantinenses”, afirmou.

Os cursos ofertados atendem às necessidades do mercado local e, de acordo com o gerente de Capacitação e Qualificação Profissional do Sine, Kleber Wessel, são direcionados aos que buscam manter ou conquistar um emprego. “As qualificações são fundamentais para quem deseja uma colocação no mercado de trabalho. São capacitações rápidas, gratuitas e com carga horária de 20 horas, nas áreas, por exemplo, de Relação Profissional, Marketing Pessoal, Gestão de Atendimento e Relações Interpessoais”, enumerou.

Já os cursos de qualificação, que tenham carga horária acima de 80 horas, tem o objetivo de aumentar a participação feminina no mercado de trabalho e proporcionar a capacitação profissional a 465 mulheres em todo o Estado. “Até o momento foram capacitadas 250 mulheres tocantinenses de baixa renda em áreas ocupadas predominantemente pelos homens, como eletricista, instalador predial, operadora de máquinas agrícolas, entre outras”, argumentou Kleber.

Segundo semestre 2016

Dando continuidade aos cursos do POPC, o Sine/TO estará disponibilizando mais de 750 novas vagas para o segundo semestre de 2016, abrangendo várias áreas do conhecimento e trazendo muitas opções de qualificação para quem vive no interior do Tocantins. Os cursos são oportunidades para quem deseja concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

 O Sine/TO possui sede na Capital, além dos postos nos municípios de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Araguatins, Paraíso e Dianópolis. O Sistema disponibiliza serviços gratuitos de intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho, acesso ao Seguro Desemprego, cadastro dos trabalhadores, captação de vagas de emprego, entrevistas, encaminhamentos, como também ações de qualificação, capacitação e geração de renda.

Fonte: Secom/To

Rádios online